Urbe

VN Gaia - AE Costa Matos

  • CriAtivos: 1º CEB, 2º CEB e 3º CEB
  • Contexto: Curricular

No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
A comunidade educativa tem oferece sempre muita resistência à novidade mas, ao ver os resultados das ações concretas, vai havendo uma certa “contaminação” positiva; além disso, foi-nos ajudando a resolver problemas do quotidiano de forma diferente, por vezes mais eficaz.

O maior desafio na implementação do CriAtividade® na nossa Urbe foi…
Conseguir a adesão dos Mentores para as ações práticas que os obrigam a sair da sua zona de conforto.

Há sempre o convite de envolver a comunidade alargada (ex.: EE, amigos, vizinhos, decisores locais, outras organizações). Acrescenta alguns detalhes pertinentes relacionados com esta extensão da ação.
A Autarquia e a Associação de Pais são parceiros essenciais para a mudança de mentalidades. É importante o seu envolvimento.

Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem, são…
O fortalecimento de laços entre docentes e entre Mentores e CriAtivos; a melhoria da autoconfiança.

Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da nossa Urbe…
Adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno e desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional.

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe …
Maior autoconhecimento, mais empatia e melhor conhecimento do Outro.

Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram…
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), CONHECIMENTO (acerca do Processo Criativo e dos temas conectados com o tipo de implementação) e CRIATIVIDADE (domínio de estratégias do processo criativo, com autonomia e aplicação transversal na sua vida pessoal e académica).

Imagens da nossa Viagem

QUERES SABER

MAIS?

Programa CriAtividade® Época 2021 | 2022

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que promove a aprendizagem e aplicação em contextos educativos, da metodologia Creative Problem Solving, através de Qualificação & Acompanhamento.

Deste modo impulsiona, nos profissionais de educação (professores, técnicos, educadores), uma jornada pela Educação transformadora: a nível pessoal/mindset e das metodologias pedagógicas.

Provoca, em todos os participantes, o desenvolvimento simultâneo e entrelaçado, dos 5 C’s, competências fundamentais para o sucesso no século XXI: Conhecimento, Colaboração, Criatividade, pensamento Crítico e Comunicação.
Reproduzir vídeo
Open chat
Precisas de ajuda? Fala connosco!
Equipa Torrance Center
Olá!
Em que podemos ajudar?