Urbe

Portalegre - AE do Bonfim

  • Desafio: Comunidade
  • CriAtivos: 3º CEB e Ensino Secundário
  • Contexto: Curricular

No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
Permitiu dar voz aos alunos, expondo as suas preocupações face ao funcionamento da Escola; analisando o que a Escola oferece e pode ser melhorado, o que a Escola não oferece e devia oferecer.

O maior desafio na implementação do CriAtividade® na nossa Urbe foi…
O tempo destinado à realização das tarefas, garantindo que se cumpriam todas as fases do Programa CriAtividade® e a apropriação por parte dos Mentores das dinâmicas do próprio projeto. Não menos desafiante foi a necessidade de clarificar de acordo com o propósito, o que sustenta o pensamento divergente e convergente. Também a análise de factos para formular o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo estiveram patentes neste processo metodológico de trabalho.

Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem, são…
Metodologias inovadoras na implementação da cidadania; dinamização da comunidade através do pensamento crítico; envolvimento dos CriAtivos na construção do currículo.

Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da nossa Urbe…
Adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno, aumentaram a sua motivação e autoconfiança, na sua prática pedagógica e desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional.

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe…
Tomada de consciência das etapas do processo criativo. O feedback positivo recebido por parte dos CriAtivos e a motivação dos CriAtivos ao longo do processo.

Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram:
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), CONHECIMENTO (acerca do Processo Criativo e dos temas conectados com o tipo de implementação), COMUNICAÇÃO (capacidades de comunicação, verbal e não-verbal, das suas ideias, reflexões, e resultados), CRIATIVIDADE (domínio de estratégias do processo criativo, com autonomia e aplicação transversal na sua vida pessoal e académica) e PENSAMENTO CRÍTICO (capacidade de avaliação fundamentada e tomada de decisão).

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos CriAtivos da nossa Urbe:
A riqueza do conjunto de problemas identificados e enunciados, o trabalho de grupo, a entreajuda entre as Tribos, a partilha de ideias, a organização de ideias, a reflexão sobre os assuntos da escola, o saber avaliar situações do dia a dia e a forma como podem dar o seu contributo; descobrir que existem outras perspetivas que também devem ser mobilizadas e que “várias mentes unidas têm capacidade para criar um grande projeto”.

Outros aspetos relevantes acerca do CriAtividade®, na nossa Urbe:
A dificuldade foi a utilização do pensamento convergente, ou seja, de entre muitas ideias escolher a melhor opção. Outra das dificuldades sentidas foi o estruturar de forma escrita a ideia que foi discutida e partilhada. As ideias-solução emergiram, mas a sua operacionalização nem sempre é viável , devido a constrangimentos institucionais.

Imagens da nossa Viagem

QUERES SABER

MAIS?

Programa CriAtividade® Época 2021 | 2022

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que promove a aprendizagem e aplicação em contextos educativos, da metodologia Creative Problem Solving, através de Qualificação & Acompanhamento.

Deste modo impulsiona, nos profissionais de educação (professores, técnicos, educadores), uma jornada pela Educação transformadora: a nível pessoal/mindset e das metodologias pedagógicas.

Provoca, em todos os participantes, o desenvolvimento simultâneo e entrelaçado, dos 5 C’s, competências fundamentais para o sucesso no século XXI: Conhecimento, Colaboração, Criatividade, pensamento Crítico e Comunicação.
Reproduzir vídeo
Open chat
Precisas de ajuda? Fala connosco!
Equipa Torrance Center
Olá!
Em que podemos ajudar?