Programa

CriAtividade®

Problem Solvers em Ação!

O CriAtividade® é um programa personalizado de transformação pedagógica de organizações Educativas de ensino formal, através da qualificação em Creative Problem Solving dos seus professores, complementada com consultoria que impulsiona a imersão no contexto educativo.

As ferramentas e estratégias do Creative Problem Solving (CPS) impulsionam qualquer outra iniciativa ou aprendizagem do currículo, pois desenvolve a forma de pensar e de processar a informação.

O CPS promove colaboração efetiva, a comunicação, o envolvimento positivo e é divertido. Garante, assim, todas as competências que os alunos precisam ter como parte de uma força de trabalho do século XXI.

Cria condições para que, Agentes Educativos e alunos atinjam, com estrutura e inovação, os objetivos patentes na Autonomia e Flexibilidade Curricular (Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho), assim como a promoção das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O Torrance Center® Portugal conta com mais de 20 anos de experiência a contribuir para a transformação pedagógica de Entidades Educativas. 

Continuamos a aprender e evoluir, ano após ano, através deste processo. Porque não existem duas escolas, dois professores ou dois alunos iguais.

Juntos, criamos Escolas do Futuro, a começar hoje.

A quem se destina?

O Programa CriAtividade® destina-se a organizações de educação formal (Colégios, Agrupamentos de Escolas, Escolas não agrupadas ou outras entidades), que:

  • procuram a sua transformação pedagógica, bem como a dos seus Agentes Educativos (professores, educadores, técnicos educativos, monitores, …).
  • se reveem no perfil da Escola do Futuro, visando o desenvolvimento das competências do século XXI nos seus alunos, especificamente Criatividade e Inovação (competências de resolução criativa de problemas); Pensamento Crítico e Tomada de Decisão; Conhecimento; Colaboração e Comunicação.
  • detêm um perfil de inovação, refletido no seu Projeto Educativo, centrado no aluno e no cumprimento dos objetivos traçados no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, especificamente no Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Pensamento Crítico e Pensamento Criativo; Relacionamento Interpessoal; Informação e Comunicação; Raciocínio e Resolução de Problemas.
  • se identificam com o modelo de ensino-aprendizagem “Learn how to think, not what to think”.
  • são compostas por equipas pedagógicas que querem desenvolver ou consolidar a sua capacidade de trabalho colaborativo, orientadas por uma liderança pedagógica determinada e com forte perfil de inovação.
  • valorizam a capacitação dos seus Agentes Educativos na utilização de estratégias e metodologias que vão de encontro ao perfil da Escola para o sec. XXI, promovendo nos seus alunos o desenvolvimento de competências essenciais, para com a aquisição de conhecimento.
  • têm disponibilidade e resiliência para abraçar um processo de transformação pedagógica com garantias científicas de bons resultados, quando implementado com intensidade, intencionalidade e regularidade (comprovados por avaliações de impacto).
  • procuram aprender mais, com o objetivo de fazer melhor.

A VOZ DOS PARTICIPANTES

Reproduzir vídeo

PORQUÊ ENVOLVER-ME NO PROGRAMA CriAtividade®?

O sistema educativo português, à semelhança de muitos outros, continua a basear a sua ação em modelos passivos de aprendizagem, em detrimento de abordagens pedagógicas ativas e inovadoras, que fomentem o pensamento individual e autónomo dos jovens, tal como descrito no relatório do World Economic Forum de 2020, Escolas do Futuro.

É urgente transferir o foco da Educação do produto para o processo, encorajando a curiosidade e a autonomia dos alunos, permitindo que estes se tornem agentes ativos no seu próprio processo de aprendizagem.

Para tal, é necessária uma redefinição do papel dos Agentes Educativos (professores, educadores, técnicos e outros) como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, ensinando os jovens a pensar autonomamente, em vez de ensinar o que pensar.

As Entidades Educativas atuais têm a missão de preparar os jovens para o futuro, no qual o que é verdade hoje, poderá já não o ser. Assim, as competências como os 5C serão ferramentas essenciais ao sucesso pessoal, académico e profissional dos nossos alunos.

Esta transformação implica mais do que a alteração de práticas pedagógicas em sala de aula.
É necessária uma transformação global das Entidades, com impacto transversal na educação dos seus jovens.

 

Para que tal seja possível, os próprios Agentes Educativos precisam de apreender, desenvolver e estimular em si mesmos as competências que pretendem promover nos estudantes. A Educação atual precisa de educadores capazes de comunicar, colaborar, refletir criticamente e com criatividade.

O Torrance Center® Portugal conta com mais de 20 anos de experiência a contribuir para a transformação pedagógica de Entidades Educativas.

Continuamos a aprender e evoluir, ano após ano, através deste processo. Porque não existem duas escolas, dois professores ou dois alunos iguais.

TIRA AS TUAS DÚVIDAS!

  • Qualificação 

Agentes Educativos iniciam o seu processo de transformação através da Qualificação em Criatividade, Ferramentas para a promoção da Criatividade e Pensamento Crítico, metodologia Creative Problem Solving e de Pensamento Futurista, para se tornarem Mentores CriAtividade® (ver o Perfil do Mentor CriAtividade®).

  • Implementação Pedagógica

A par da aquisição do conhecimento e munidos de ferramentas para a promoção do Processo Criativo, são desafiados à aplicação em contexto pedagógico (Sessões CriAtividade®), junto dos seus alunos (CriAtivos).

  • Imersão numa rede colaborativa, nacional e internacional, de pares, experts e Embaixadores das áreas da criatividade e inovação.
  • Acompanhamento e Consultoria Pedagógica, ao longo de todo o processo de transformação individual dos agentes envolvidos e da instituição como um coletivo educativo.

Desenvolvido a, pelo menos, dois anos, o Programa contempla as seguintes ações:

Ação 1 – Candidatura pela Entidade Educativa

Anualmente, o Torrance Center® Portugal abre candidaturas a todas as Entidades Educativas que procurem iniciar ou consolidar o seu processo de transformação pedagógica. As vagas são limitadas e as Entidades são selecionadas de acordo com o enquadramento do seu perfil nas caraterísticas descritas na secção A quem se destina o Programa CriAtividade®.

 

Ação 2 – Consultoria Pedagógica Inicial 

A equipa de consultores do Torrance Center® em parceria com a Entidade Educativa criará um plano de implementação, adaptado ao seu contexto e objetivos pedagógicos. Complementarmente, contribui para a identificação dos Agentes Educativos a envolver em todo o processo. 

 

Ação 3 – Qualificação individual  

Os Agentes Educativos envolvidos iniciam a sua qualificação em regime de e-lerning. Cada Módulo está construído com uma sequência de aprendizagem (só permite seguir para a “atividade” seguinte quando realizadas as análises e os desafios anteriores). No final de cada Módulo é sugerida uma atividade reflexão sobre o processo individual de entendimento do aprendido/recordado/consolidado.

A Qualificação, genericamente, é organizada da seguinte forma:

  • Primeiro ano: Fundamentos acerca da Criatividade; Como e porquê desenvolver a Criatividade; Metodologias e ferramentas para a promoção do desenvolvimento do Potencial Criativo; Estratégias para a Geração de Ideias; Estratégias para a Tomada de Decisão.
  • Segundo ano: Aprofundamento da metodologia Creative Problem Solving e Futuristic Thinking

 

Ação 4 – Qualificação em Equipa | Acompanhamento & Consultoria

Ao longo dos dois anos, decorrem momentos de reflexão e partilha com todos os elementos envolvidos e coordenados pela Equipa Pedagógica do Torrance Center® Portugal.

Habitualmente são Encontros Síncronos (online) em horário a definir, entre as 9h e as 18h, com periodicidade quinzenal e duração de 90 minutos.

 

Ação 5 – Sessões CriAtividade® | Implementação Pedagógica

As estratégias e metodologias apresentadas e aprendidas nesta Qualificação serão:

  • Desenvolvidas com os CriAtivos, pelos Mentores;
  • Transferíveis para os diversos contextos, permitindo fazer mais e melhor o que até aqui têm realizado.

A equipa Pedagógica do Torrance Center® colabora neste processo de transferência de aprendizagens.

 

Nota: A participação nas Ações 3, 4 e 5, confere aos Agentes Educativos envolvidos a Certificação CCPFCP – 50h (25h presenciais e 25h autónomas) / Ano letivo

 

Ação 6 – Festival CriAtividade®

Anualmente, o Torrance Center® Portugal organiza o Festival CriAtividade, evento em que todas as Entidades Educativas envolvidas no Programa CriAtividade® têm a oportunidade de refletir com os seus pares, partilhar o seu processo de transformação pedagógica e celebrar os objetivos atingidos.

 

Ação 7 – Consultoria de Inovação Pedagógica on going 

Transversalmente a todas as ações do Programa, a Equipa Pedagógica do Torrance Center® Portugal, realiza uma consultoria permanente ao processo levado a cabo por cada Entidade envolvida, monitorizando o seu progresso a auxiliando nas adaptações e melhorias necessárias.

A implementação do CriAtividade® envolve a dinamização de sessões com CriAtivos (jovens/alunos), por um Mentor. 

Estes são os pré-requisitos para se sentir confortável, enquanto Mentor CriAtividade®:

  • Ser adulto (mínimo 18 anos) de qualquer área de formação académica.
  • Deter boas competências como comunicador.
  • Motivação para aprender como trabalhar com processos criativos, resolução criativa de problemas e temáticas afins.
  • Ser proativo na resolução criativa de problemas, na sua própria vida.
  • Possuir características pessoais potenciadoras de liderança partilhada.
  • Ter apetência para trabalhar colaborativamente com toda a Comunidade CriAtividade®.
  • Ter competências ou querer desenvolver uma relação pedagógica centrada na aprendizagem pela descoberta, onde a prioridade é “Learn how to think, not what to think”.
  • Dominar as metodologias e processos conectados com o programa CriAtividade® ou estar em processo de Qualificação.
  • Apetência para se manter atualizado pedagogicamente ao longo dos anos que irá implementar o CriAtividade®.
  • Ter possibilidade de implementar as estratégias e processo criativo, enquanto Mentor em Qualificação, junto de um grupo de jovens, aproximadamente 90 minutos, semanalmente. 
  • Manter-se conectado com a metodologia envolvendo-se enquanto Mentor ou Avaliador, após a Qualificação como Mentor.
  • Possuir nível de inglês B1, no mínimo (apesar de não ser indispensável, é altamente recomendável, visto que muitos dos materiais e momentos formativos, são disponibilizados em inglês).

 

Compreendemos que a transformação pedagógica de uma Entidade Educativa é um processo longo e complexo, que implica determinação e resiliência, tanto por parte da Entidade, como dos seus Agentes. 

Assim, para integrar o Programa CriAtividade®, as Entidades devem apresentar um perfil de inovação e motivação, bem como um alinhamento com aqueles que são os objetivos, valores e missão do Programa.

Adicionalmente, o Torrance Center® Portugal, presta um acompanhamento próximo, individual e permanente a cada Entidade envolvida. Isto só é possível através de um acompanhamento de proximidade e, consequentemente, a gestão eficiente de recursos para garantir a disponibilidade necessária da Equipa Pedagógica, para o número de vagas disponíveis a cada ano.  

O Programa CriAtividade® é implementado transversalmente a toda a Entidade Educativa. Apenas deste modo é possível concretizar-se o processo de transformação pedagógica.

Os Agentes Educativos envolvidos podem ser de qualquer nível de ensino, do pré-escolar ao ensino superior, bem como de qualquer área curricular ou não-curricular, desde que tenham oportunidade de implementação das estratégias e processo criativo, junto de um grupo de crianças ou jovens, durante aproximadamente 90 minutos, com regularidade semanal.

Não. O envolvimento de uma Entidade Educativa no Programa CriAtividade® implica embarcar num processo de transformação pedagógica. Este é um processo longo e complexo, que implica intensidade, intencionalidade e regularidade na sua aplicação, para a obtenção de resultados.

Tal não é possível atingir em apenas um ano, uma vez que implica, primeiramente, um processo de transformação pessoal e individual dos adultos envolvidos.

Por essa razão, o Programa CriAtividade® está estruturado para que, num primeiro ano, os Agentes Educativos envolvidos iniciem este processo através da sua Qualificação, individual e em equipa, a par da implementação no contexto pedagógico das ferramentas e conhecimentos adquiridos. Já num segundo ano, está prevista a continuidade da Qualificação, mais focada no Creative Problem Solving, com a sua implementação estruturada, adaptada ao contexto e objetivos pedagógicos da organização.

O Torrance Center® disponibiliza outras ofertas para Entidades Educativas, de menor intensidade e com duração mais curta. Consulta a nossa página web ou pede mais informações, para saberes mais, nomeadamente, acerca da iniciativa Academia Torrance Center®, Kit Experiência CriAtividade® e as Olimpíadas CriAtividade®&Inovação.

Não. O Programa CriAtividade® visa a transformação pedagógica de Entidades Educativas. Porém, podes contribuir para que ele aconteça “contigo”!

  • Inicia o teu processo de transformação individual: Conhece a oferta do Torrance Center® Portugal. Oferecemos um vasto leque de experiências em que te poderás envolver, individualmente ou em equipa com alunos, colegas, familiares ou amigos. Consulta a nossa página web para saber mais, nomeadamente acerca da iniciativa Academia Torrance Center®, Kit Experiência CriAtividade® e as Olimpíadas CriAtividade®&Inovação.
  • Envolve a tua Entidade Educativa: Se identificas, na tua Entidade Educativa, o perfil necessário para embarcar neste processo de transformação apresenta o Programa CriAtividade® à liderança da tua Entidade Educativa.
  • Sensibiliza a tua comunidade educativa: Talvez, mesmo identificando na tua Entidade a necessidade de transformação, percebas que ainda existe um caminho a percorrer até estarem preparados a dar o primeiro passo. Para incentivar este caminho, podes sensibilizar os elementos da tua comunidade para a temática e desafiá-los a, tal como tu, iniciarem JÁ o seu processo de transformação individual, através da Academia Torrance Center®, Kit Experiência CriAtividade® e as Olimpíadas CriAtividade®&Inovação.

As Entidades Educativas envolvidas no Programa podem ser públicas ou privadas, desde Colégios, Agrupamentos de Escolas, Escolas não agrupadas ou outras entidades. Para cada um destes contextos, as possibilidades de financiamento são distintas e variadas.

O Torrance Center® Portugal pode apoiar as Entidades na procura de financiamentos através do contacto com Municípios, Comunidades Intermunicipais, candidaturas a apoios, entre outras.

VAMOS JUNTOS?

Sou um agente educativo e gostava de ter esta oportunidade na minha Organização Educativa!

Gostas? Partilha com os teus amigos!

Facebook
LinkedIn
Open chat
Precisas de ajuda? Fala connosco!
Equipa Torrance Center
Olá!
Em que podemos ajudar?