Urbe

Lagos - AE Gil Eanes

  • Desafio: Comunidade
  • CriAtivos: 2º e 3º CEB
  • Contexto: Curricular e Clubes Extracurriculares

No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
Permitiu desenvolver aspetos do pensamento criativo nos alunos, pensar a comunidade e promover o trabalho colaborativo.

O maior desafio na implementação do CriAtividade® na nossa Urbe foi…
Gerir o tempo das aulas e das atividades do Programa, uma vez que algumas destas eram desenvolvidas no tempo curricular das disciplinas.

Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem são,…
A perceção da utilidade e necessidade de desenvolver o pensamento criativo dos alunos, a ponto de querermos criar uma disciplina em que a metodologia seja aplicada.

Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da nossa Urbe…
Adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno, aumentaram a sua motivação e autoconfiança, na sua prática pedagógica e desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional.

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe…
A perceção de que a criatividade pode ser fruto de um processo de trabalho.

Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram:
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), CONHECIMENTO (acerca do Processo Criativo e dos temas conectados com o tipo de implementação), COMUNICAÇÃO (capacidades de comunicação, verbal e não-verbal, das suas ideias, reflexões, e resultados), CRIATIVIDADE (domínio de estratégias do processo criativo, com autonomia e aplicação transversal na sua vida pessoal e académica) e PENSAMENTO CRÍTICO (capacidade de avaliação fundamentada e tomada de decisão).

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos CriAtivos da minha Urbe…
A perceção de que a criatividade é uma ferramenta essencial para o seu futuro.

Testemunho de um dos MENTORES

O momento em que consegui entender o processo de espoletar o pensamento criativo foi o que mais me marcou e entusiasmou.  Assimilei que há, de facto, uma metodologia que pode ser aplicada e que funciona. Creio que brilhei sobretudo na implementação das atividades, a partir do momento em que me apropriei melhor da metodologia. A título de exemplo, criei uma situação fictícia – “Arrumar o meu quarto” – e a partir desta, a cada ferramenta utilizada nas diferentes sessões, explicitar o seu funcionamento com a colaboração dos CriAtivos; tal permitiu-lhes perceber melhor o que fazer em cada fase do desafio.  Contudo, sinto que preciso de melhorar bastante na orientação dessas mesmas fases. Por exemplo, acho que não deveria ter garantido desde logo que as áreas de interesse que definiram fossem mais delimitadas. Isso teria provavelmente incentivado os CriAtivos a sentirem cada vez mais sentissem o seu poder de influenciar mudanças. O Programa CriAtividade® promove um processo que permite a articulação com o discurso que tenho vindo a promover nas minhas aulas: para resolver é preciso arriscar e aprender é errar. Esta Viagem pela Criatividade tem-me permitido imbuir este discurso através de uma fundamentação metodológica: em qualquer processo de resolução de problemas, mesmo que aqueles que parecem mais simples, é possível considerar indicadores que permite aferir a qualidade das estratégias implementadas. Creio que os meus CriAtivos aprenderam que existem técnicas que podem potenciar a sua criatividade. Deste modo, conseguiram encontrar estratégias válidas para resolver com sucesso os Instant Challenges.  As atividades de reflexão “O futuro! Sonhar”” não foram assumidas pelos CriAtivos como preponderantes. Contudo há algo positivo no trabalho até agora: tenho trabalhado em articulação com os CoMentores da minha Urbe. Em conjunto, pensamos nos instrumentos a utilizar, planificamos as Sessões e, inclusivamente, temos participado nas Sessões uns dos outros, de forma a desenvolver as diferentes fases do Desafios em par pedagógico.

Imagens da nossa Viagem

QUERES SABER

MAIS?

Programa CriAtividade® Época 2021 | 2022

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que promove a aprendizagem e aplicação em contextos educativos, da metodologia Creative Problem Solving, através de Qualificação & Acompanhamento.

Deste modo impulsiona, nos profissionais de educação (professores, técnicos, educadores), uma jornada pela Educação transformadora: a nível pessoal/mindset e das metodologias pedagógicas.

Provoca, em todos os participantes, o desenvolvimento simultâneo e entrelaçado, dos 5 C’s, competências fundamentais para o sucesso no século XXI: Conhecimento, Colaboração, Criatividade, pensamento Crítico e Comunicação.
Reproduzir vídeo
Open chat
Precisas de ajuda? Fala connosco!
Equipa Torrance Center
Olá!
Em que podemos ajudar?