Urbe

Ponte de Sor - CM de Ponte de Sor

  • Desafios: Comunidade e Estrelas do Amanhã
  • CriAtivos: Ensino Pré-Escolar e 1º CEB
  • Contexto: Curricular, Atividades de Enriquecimento Curricular e Clubes Extracurriculares

No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
A articulação entre os Mentores de cada Desafio permitiu partilhar atividades e colocar em perspetiva os medos e receios que sentimos ao longo do processo, o que nos permitiu também promover uma evolução conjunta, refletida e, de certa forma, muito mais rica.
Conseguimos dar mais importância ao processo (Creative Problem Solving) do que ao produto final, o que fez toda a diferença na relação entre Mentores e CriAtivos. A forma como os CriAtivos reagem quando têm o processo nas suas próprias mãos, o fazer parte do processo, o seu envolvimento e a forma como a aprendizagem é realizada é muito mais significativa.
A importância da prática refletida e a partilha desse processo fez toda a diferença para atingir o sucesso pretendido.
Veio dar consistência, trazer um carácter mais científico ao trabalho que já realizávamos com os nossos CriAtivos.
Serviu de fio condutor para a organização e estruturação do trabalho desenvolvido.

O maior desafio na implementação do CriAtividade® na nossa Urbe foi…
Um dos desafios iniciais no processo de implementação do Programa CriAtividade® foi o facto de ser um caminho individualizado, sem grandes oportunidades para partilha de anseios, fragilidades, dúvidas ou receios. Sentires como o de Obrigação…Dúvida…Sensação de estar perdidos…Medo…Ansiedade…e a desilusão foram o nosso vivenciar durante o processo inicial.
Um outro desafio foi a gestão do tempo e a organização do trabalho. No início, 5 horas semanais para trabalhar Ciencias@Brincar, CriArtes, AFD e Programa CriAtividade® parecia uma tarefa impossível até ao ponto em que dei. Porém, ao longo do processo aprendemos a deixar de pensar no CriAtividade® como um projeto, mas sim numa metodologia de trabalho que podíamos utilizar em todas as AEC e atividades.

Há sempre o convite de envolver a comunidade alargada (ex.: EE, amigos, vizinhos, decisores locais, outras organizações). Acrescenta alguns detalhes pertinentes relacionados com esta extensão da ação.
A ação foi estendida a outros parceiros da comunidade educativa, tais como Clube de Ciência Viva na Escola, Biblioteca Escolar, Componente de Apoio à Família, Professores e Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais.
A extensão desta ação permitiu disseminar práticas colaborativas entre equipas pedagógicas e envolveu os pais e encarregados de educação de uma forma mais consciente e participativa, alargando e reforçando os impactos do projeto.

Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem, são…
O desenvolvimento de competências e a formação dos professores/técnicos em práticas educativas e metodologias de trabalho muito úteis para o seu dia-a-dia.
A mudança de atitude e de práticas dos Mentores que os tornaram capazes de não só dar voz ao CriAtivo, como também de o colocar no centro do processo educativo e com poder de decisão e ação.
O envolvimento dos encarregados de educação ampliou a sua participação e a valorização em casa do processo de aprendizagem das crianças. Este envolvimento permitiu-nos criar uma comunidade de aprendizagem, onde todos fazem parte do processo educativo.

Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da nossa Urbe…
Envolveram a Comunidade (educativa e/ou alargada) no Processo Criativo, adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno, aumentaram a sua motivação e autoconfiança, na sua prática pedagógica e desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional.

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe…
Aprenderam a ser mais resilientes, persistentes, a não desistir e a sair da sua zona de conforto
Moldaram-se para promover a escuta ativa dos seus CriAtivos, valorizando as suas opiniões, com a noção de que todas são válidas, dando-lhes tempo para pensarem e para explorarem o seu próprio pensamento.
Enquanto Mentores, o seu papel sempre foi o de encorajar os CriAtivos a seguirem os seus sonhos, mostrando-lhes que o erro é motor de aprendizagem e tentando dar-lhes as ferramentas necessárias para os ajudar nesse objetivo.

Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram:
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), CONHECIMENTO (acerca do Processo Criativo e dos temas conectados com o tipo de implementação), COMUNICAÇÃO (capacidades de comunicação, verbal e não-verbal, das suas ideias, reflexões, e resultados), CRIATIVIDADE (domínio de estratégias do processo criativo, com autonomia e aplicação transversal na sua vida pessoal e académica) e PENSAMENTO CRÍTICO (capacidade de avaliação fundamentada e tomada de decisão).

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos CriAtivos da nossa Urbe…
O desenvolvimento de atitudes, comportamentos e competências, tais como autonomia, originalidade do pensamento, criatividade, potencial criador, resolução criativa de problemas, expressão e comunicação de ideias próprias, ou de grupo, e bem fundamentadas, interesse e curiosidade, autonomia e iniciativa para experimentar coisas diferentes e estímulo à produção de ideias novas, foram alguns dos impactos verificados nos nossos CriAtivos. A consolidação de conceitos como o de trabalho em equipa e o de trabalho colaborativo ajudou os CriAtivos a terem consciência de que a opinião ou ideia de cada um promove o complemento do Todo.

Outros aspetos relevantes acerca do CriAtividade®, na nossa Urbe.
A Urbe de Ponte de Sor, demonstrou:
• Ser capaz de enfrentar os desafios,
• Ser resiliente perante as adversidades e a vontade de desistir do processo. Mantiveram-se até ao fim e aproveitaram ao máximo todas as oportunidades de aprendizagem;
• Ser capaz de admitir os seus erros e falhas e transformá-los em oportunidades para aprender de forma mais significativa.
Os Mentores e CriAtivos aprenderam a confiar uns nos outros e a trabalhar em equipa; Os Mentores aprenderam que as crianças se divertem a resolver problemas e que adoram ser desafiados. O processo educativo passou a ter como base os Instant Challenges que serviam de mote para outras aprendizagens.
As AEC passaram a ser o palco da promoção da Criatividade e Inovação e um espaço de desenvolvimento das competências do Sec. XXI.

Testemunho dos Mentores

A aplicação das atividades tem sido feita na comunidade escolar. As aprendizagens são através do método de experimentar e de tentativa e erro. Todas as aprendizagens pessoais com os colegas do Programa CriAtividade® são importantes para a troca de ideias e mudança de olhares. A Viagem da criatividade é importante para uma melhor aprendizagem e interação em grupo. As estratégias passaram por trabalhar em equipa (Tribos), com a colaboração entre pares e entre as várias equipas. Diversificámos os espaços, entre a sala de aula e o espaço exterior. Realizámos um projeto de Comunidade relacionado com a área alimentar, promovendo a alteração dos hábitos alimentares e o consumo de alimentos mais saudáveis. Estas ideias foram úteis para os CriAtivos, pois estimulou-os a pensar no que comiam e se seria saudável. As experiências foram positivas e pudemos colocar “as mãos na massa” e realizar algumas atividades práticas. As atividades foram muito positivas e ajudaram muito as crianças a crescer e a ser mais criativas. É um Programa estimulante para quem o está a pôr em prática.

Mentora A.C.

As atividades do Programa CriAtividade® podem ser reformulas e muito estimulantes para as crianças, onde a criatividade reina e onde os líderes em conjunto com o grupo torna ideias sonhadas em ideias concretizadas.  As estratégias são variadas e adaptadas ao grupo e as experiências vividas na comunidade e consoante as emoções da turma. As crianças brilharam mais na adaptação à atividade e ao reajuste e acordo de ideias nos grupos. Os CriAtivos brilharam mais na adaptação à atividade e ao reajuste e acordo de ideias nos grupos e colaborativamente. Como aspetos globais a melhorar, podemos referir a interajuda entre equipas e o saber ouvir o outro e expressar a sua opinião em Tribo / grande grupo. A Viagem pela criatividade é importante para uma melhor aprendizagem e interação em grupo. As atividades foram muito positivas e ajudaram muito as crianças a crescer e a ser mais criativas.

Mentora A.F.

Imagens da nossa Viagem

QUERES SABER

MAIS?

Programa CriAtividade® Época 2021 | 2022

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que promove a aprendizagem e aplicação em contextos educativos, da metodologia Creative Problem Solving, através de Qualificação & Acompanhamento.

Deste modo impulsiona, nos profissionais de educação (professores, técnicos, educadores), uma jornada pela Educação transformadora: a nível pessoal/mindset e das metodologias pedagógicas.

Provoca, em todos os participantes, o desenvolvimento simultâneo e entrelaçado, dos 5 C’s, competências fundamentais para o sucesso no século XXI: Conhecimento, Colaboração, Criatividade, pensamento Crítico e Comunicação.
Reproduzir vídeo
Open chat
Precisas de ajuda? Fala connosco!
Equipa Torrance Center
Olá!
Em que podemos ajudar?