Urbe

AE de Arronches

  • Desafio: Comunidade
  • CriAtivos: 2º CEB
  • Contexto: Clube Extracurricular

No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
Permitiu a criação de um espaço onde os CriAtivos deram asas à sua imaginação e criatividade, através de técnicas aprendidas.

Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem, são…
O recurso, por parte dos CriAtivos, a estratégias aprendidas no Clube, como o Brainstorming e a Matriz Morfológica. Com estas estratégias, os CriAtivos puderam melhorar as suas competências nas diversas disciplinas.

Há sempre o convite de envolver a comunidade alargada (ex.: EE, amigos, vizinhos, decisores locais, outras organizações). Acrescenta alguns detalhes pertinentes relacionados com esta extensão da ação.
De acordo com as atividades desenvolvidas, não se justificou a articulação com outros elementos da comunidade, à exceção da autarquia local.

Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da nossa Urbe…
Adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno, aumentaram a sua motivação e autoconfiança, na sua prática pedagógica e desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional.

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe…
Aumento da resiliência e das expetativas e motivação mútua entre Mentoras e CriAtivos.

Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram…
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), CONHECIMENTO (acerca do Processo Criativo e dos temas conectados com o tipo de implementação), COMUNICAÇÃO (capacidades de comunicação, verbal e não-verbal, das suas ideias, reflexões, e resultados), CRIATIVIDADE (domínio de estratégias do processo criativo, com autonomia e aplicação transversal na sua vida pessoal e académica) e PENSAMENTO CRÍTICO (capacidade de avaliação fundamentada e tomada de decisão).

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos CriAtivos da nossa Urbe:
Desenvolvimento das técnicas de oralidade e promoção do sentido de cooperação e partilha.

Testemunho de um dos Mentores

Sempre que leio os materiais ou participo nos Encontros do CriAtividade®, faço mais alguma aprendizagem! Mesmo que não seja da forma como seria esperada, são aprendizagens que aplico na minha vida pessoal. Neste momento, considero que brilhei ao dar um passo atrás, na esperança de poder seguir em frente com mais nitidez e foco. Preciso de acreditar mais em mim e no Projeto, ver para além do óbvio, pois há sempre uma solução para todos os problemas. Espero aplicar o Programa junto dos CriAtivos e conseguir envolver outras pessoas nesta missão.

Imagens da nossa Viagem

QUERES SABER

MAIS?

Programa CriAtividade® Época 2021 | 2022

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que promove a aprendizagem e aplicação em contextos educativos, da metodologia Creative Problem Solving, através de Qualificação & Acompanhamento.

Deste modo impulsiona, nos profissionais de educação (professores, técnicos, educadores), uma jornada pela Educação transformadora: a nível pessoal/mindset e das metodologias pedagógicas.

Provoca, em todos os participantes, o desenvolvimento simultâneo e entrelaçado, dos 5 C’s, competências fundamentais para o sucesso no século XXI: Conhecimento, Colaboração, Criatividade, pensamento Crítico e Comunicação.
Reproduzir vídeo
Open chat
Precisas de ajuda? Fala connosco!
Equipa Torrance Center
Olá!
Em que podemos ajudar?