No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
A recetividade dos CriAtivos foi muito abrangente e surpreendente para as Mentoras e Educadoras de Infância. A intervenção CriAtividade® ajudou os CriAtivos na estimulação do pensamento criativo. Dado que o próprio conceito de empreendedorismo caminha de mãos dadas com a inovação, esta apenas ocorre se os atores conseguirem pensar de forma criativa. Foi, sem dúvida, crucial!
Está a ser uma descoberta, embora haja ainda um caminho a percorrer.
O maior desafio na implementação do CriAtividade® na nossa Urbe foi…
O facto de as Mentoras do Município terem acesso limitado aos CriAtivos, uma vez que não são titulares de grupo ou de turma.
Ter a perceção de que a Criatividade é, ou resulta de, um exercício intencional ou um incentivo para que o CriAtivo tenha o desejo de criar e encontrar formas diferentes de pensar.
As atividades iniciais, mais práticas, foram a parte mais desafiante, como o veículo a sopro. O maior desafio foi ultrapassar constrangimentos decorrentes da pandemia e a falta de tempo e cansaço acumulado.
Há sempre o convite de envolver a comunidade alargada (ex.: EE, amigos, vizinhos, decisores locais, outras organizações). Acrescenta alguns detalhes pertinentes relacionados com esta extensão da ação.
No desafio Estrelas do Amanhã, a intervenção foi realizada em contexto curricular, envolvendo as Educadoras e Auxiliares.
Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem, são…
A criação de estratégias, por parte dos CriAtivos, para encontrar a solução para os problemas apresentados e o saber trabalhar em grupo para os mesmos objetivos; Capacidade de observar/ apreciar diversas obras de arte; Modificar formas de agir e pensar; Explorar com mais facilidade o lado criativo das crianças; Melhorar o acesso à arte e à cultura; Tornaram-se pessoas mais abertas a soluções diferentes e fora daquilo que conhecem e isso foi extraordinário.
Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da nossa Urbe…
Adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno, aumentaram a sua motivação e autoconfiança, na sua prática pedagógica e desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional.
Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe…
Promover o trabalho colaborativo entre as Mentoras e também entre os CriAtivos; Uma prática pedagógica mais direcionada para a Criatividade, mais inovação e abertura para olhar o mundo sobre todos os prismas; A comunicação melhorou muito e aprendemos a ultrapassar as nossas diferenças em função de um objetivo.
Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram:
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), COMUNICAÇÃO (capacidades de comunicação, verbal e não-verbal, das suas ideias, reflexões, e resultados) e PENSAMENTO CRÍTICO (capacidade de avaliação fundamentada e tomada de decisão).
Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos CriAtivos da nossa Urbe…
Pensamento crítico e criativo; Educar para a sustentabilidade; Tornaram-se menos receosos do impacto das suas ideias; Permitem-se a experimentar, antes de assumir que não resulta; Aumento da eficácia no planeamento de atividades; Predisposição para participar e resolver qualquer atividade.
Outros aspetos relevantes acerca do CriAtividade®, na nossa Urbe.
É muito gratificante perceber que crianças (até aos 6 anos) interiorizaram e concretizaram com maior rapidez os desafios propostos; Aplicação de Instant Challenges no Programa Erasmus+ que decorreu na escola; Promover e valorizar todos e cada um.
Tendo a noção de ter começado esta Viagem com uma mala vazia, podemos concluir que a fomos enchendo com bagagem que nos tem sido útil e proveitosa no nosso contacto com os CriAtivos. Na aplicação dos Desafios junto dos CriAtivos, observámos como estes contribuíram para o desenvolvimento da criatividade, no sentido de conseguirem achar várias soluções para o mesmo problema. Os CriAtivos brilharam quando conseguiram atingir os objetivos e quando viram os seus colegas a conseguir e manifestaram genuína felicidade.
A Urbe do Município de Gavião está empenhada em levar este Programa adiante e tem feito esforços para que os CriAtivos usufruam dos desafios e posteriormente os utilizem como uma valiosa ferramenta para conseguirem superar todos os problemas do futuro. Tentamos sempre trabalhar em equipa, sendo que por vezes não é possível devido a incompatibilidade de horários, nunca deixando de comunicar e crescer com os contributos de todas.
Mentora V.C.
Conseguimos estabelecer dinâmicas lúdicas e descontraídas, o que permitiu aos CriAtivos sentirem-se seguros na exploração da sua criatividade. Como escolhemos o Desafio “Estrelas do Amanhã”, estamos a trabalhar com crianças do Ensino Pré-Escolar. Consideramos que, com o avançar da experiência, conseguiremos identificar as nossas falhas e colmatá-las.
A Urbe do Município de Gavião conta com vários elementos que contribuem com os seus talentos, experiência, carinho e incentivo. Para além dos Mentores, contamos ainda com as Educadoras e Auxiliares dos nossos CriAtivos, que estão sempre disponíveis e criam as condições necessárias para que estes desafios sejam implementados com sucesso.
Mentora C.T.
Tens várias formas de nos contactar!
Marca videoconferência, envia email, telefona....
Esperamos por ti!
A Conta Pessoal ou Passaporte TC
dá-te acesso a uma área reservada.
Nela encontras inspirações, recursos, notícias e muito mais!
Recursos gratuitos para
Pais, Professores, outros educadores,
alunos do Ensino Superior ...